ESPANHA: TRÊS DESTINOS PARA FAZER BATE & VOLTA DESDE MADRI

janeiro 16, 2022



Antes de tudo, o aviso: essa viagem foi feita em 2019, antes do início da pandemia do COVID-19. Para quem está hospedado em Madri, há casos em que viajar para uma cidade vizinha pode sair mais barato do que jantar em um dos restaurantes da Plaza Mayor. Aliás, é o que eu recomendaria, inclusive pra ter uma experiência bem menos pega-turista. Quando me dei conta disso, comecei a juntar cada moedinha para fazer os três bate & volta mais conhecidos, que são: Toledo, Ávila e Segóvia. Garrafa de água na mochila, um lanchinho e roupa confortável e tudo certo. Fui no verão então o combo tênis e vestido soltinho me ajudou muito. 

Se você puder dar uma esticada e passar dois dias em um destino, recomendo visitar Granada e Sevilha, que são destinos bem mais econômicos, se comparados com gastos feitos em Madri. Mas se o tempo e a grana estão curtas, sem problemas... coloca aí pra tocar Camarón de la Isla y Paco de Lucia - Como El Agua, entra no clima e vem comigo pra esses três passeios que eu repetiria sem pensar duas vezes! 


SEGÓVIA
Esse é um bate e volta saindo de Madri que vale a pena! Peguei o ônibus da empresa Avanza, na estação de Metrô Moncloa e a viagem durou pouco mais de 1h. O que eu mais queria ver nessa cidade era o aqueduto de Segóvia, uma obra simplesmente incrível feita pelos romanos para transportar a água das montanhas para a cidade. Lembro que assim que desci do ônibus e fui caminhando rumo ao aqueduto (Google Maps, ajudando na missão), senti uma empolgação e alegria tão genuínas quando vi de longe a imponência dessa construção. 

Ao chegar lá coloquei as mãos nessas pedras e fiquei boquiaberta ao ver de perto o que tanto me impressionava: esses blocos de pedra não estão unidos por nenhum tipo de argamassa ou cimento, nadinha! Eles se mantêm assim através do equilíbrio e peso das pedras. Poético, pra dizer o mínimo.


Outros pontos a serem visitados na cidade são o mirador de la Canaleja; a casa de Los Picos; plaza Medina del Campo; a plaza Mayor de Segóvia; a Catedral de Segóvia; o Alcázar (foi onde eu tirei a foto abaixo) e a Puerta de San Andrés. Deu tempo de eu ir em tudo que tá nessa lista? Não e nem recomendo. Meu conselho é sempre o de dar atenção a coisas mais específicas. Vá num lugar que te encante e goste muito, que te desperte curiosidade. Evite fazer uma corrida pra dar checkin em pontos turísticos e marcar a localização na rede social da moda. 

Por mais que eu tenha tirado inúmeras fotos e tentado registrar toda a beleza dos lugares, o que eu mais carrego dessa viagem são sensações: o meu encantamento ao ver uma construção tão grande, a gostosura que foi tomar um tinto de verano à sombra do aqueduto, sentir o sol me esquentando enquanto eu rodopiava nas torres do Alcázar. E levando o ensinamento lá do aqueduto, lembrar o quanto equilíbrio nos deixa de pé. 



TOLEDO
Uma cidade medieval que vai te dar a sensação de estar voltando no tempo! Para viajar de Madrid até Toledo é possível ir de ônibus ou de Renfe, que são os trens de lá. Recomendo ir de Renfe pois é bem confortável, bom custo benefício. As passagens de ida e volta custam em média  20€ e a viagem de cada trecho dura pouco mais de 30 minutos. 

Ao descer na estação de metrô, basta ir caminhando até uma das entradas da cidade e esperar o queixo cair com a beleza e o tamanho das pontes da cidade. A mais famosa é a Puente de Alcantara. Fiz todo o roteiro a pé, passando pela Plaza Zocodover, o Monastério San Juan de Los Reyes (entrada custava 3€) e a calle Comércio.


Lá os restaurantes trabalham muito com um menu fechado. Você paga 10€ e a refeição é bem completinha, com entrada, prato principal, bebida (vinho, inclusive) e postre (sobremesa). Me recordo que fui a um restaurante que fica bem próximo à estátua de Cervantes e a comida era bem boa. O que provei lá foi carcamusa, um prato típico de Toledo. Lá tem a Pastelaria Santo Tomé, um local famoso pelos marzipãs mas eu estava de barriga cheia e acabou que nem consegui provar.  



Se perder pelas estreitas e muitas ruas de Toledo será um prazer, por isso, nem se preocupe com a ideia de estar perdendo tempo. Para onde os seus olhos mirarem, há beleza e história. O Alcázar de Toledo é um lugar que recomendo ir por dois motivos. A construção em si, que é muito linda, e a vista! Caminhar por entre as torres é mágico, vá sem medo.


ÁVILA
Uma hora e trinta minutos é o que separa Madrid da cidade de Ávila. E vale cada segundo de viagem para conhecer as famosas muralhas de lá! Cheguei até Ávila usando o ônibus da empresa Jimenez Dorado, tomado na estacion Sur de autobuses. Tem lotações saindo bem cedinho mas nesse dia cheguei atrasada e só peguei o ônibus de ida às 11h e o de volta às 18h e as duas passagens saíram por mais ou menos 15€. 

Para quem vai de ônibus, a primeira dica é não confiar cegamente nos painéis que informam as puertas (os portões) pois o ônibus saía às 11h e a informação foi postada faltando cinco minutos para a partida. Minha dica? Sempre confirmar no guichê!


Assim que desci do ônibus já comecei a turistar! O roteiro que fiz foi a Puerta de Alcazár, que inclusive é a passagem para entrar na muralha. Aliás, a Muralha de Ávila é uma das grandes atrações da cidade e foi construída na segunda metade do século XII. Com pouco mais de 2,5km de extensão, dá pra caminhar por boa parte dela e foi só o que eu fiz. Vale cada passo!


No roteiro você também pode incluir a Puerta del Puente, a Plaza del Mercado Chico e a Catedral de Ávila. Ah, e uma dica amiga para você que, assim como eu, tem paixão por doces: lá na cidade o doce mais conhecido é yema. Bonitinho por fora e parece muito com os nossos brasileiríssimos brigadeiros, certo? Mas basta uma mordidinha na bendita guloseima para a ficha cair e entender de onde vem o nome do doce... gema. É gema de ovo, minha gente! Sabe aquele gostinho de insosso misturado com desgosto? Essa foi a única decepção gastronômica que tive por lá, hahaha. Mas ó, cada pessoa tem um paladar muito próprio então, recomendo provar. Vai que, né? 


Veja também

0 comments