Tigre e Delta: passeio bate e volta partindo de Buenos Aires :)

janeiro 09, 2018

Achei fofo isso, é na Estação Retiro :)
Da primeira vez que fui a Buenos Aires estava com meu avô e ficamos no Mundial Hotel. Nessa segunda vez, em 2017, sozinha e voltando de San Rafael, optei pelo Hostel Suites Obelisco. Fica numa parte bem movimentada do centro e eu recomento super, especialmente pra quem gosta de viajar só! Café da manhã de boa, localização prática e tudo limpinho!


Como ia passar apenas dois dias na cidade, aproveitei pra ficar bem no "miolo" mesmo e gastar menos com transporte, ou seja: meti a caminhada pra cima! Lembro que assim que cheguei na cidade estava com as roupas todas sujas, desci de pijama e coladinho do hostel tinha uma loja de roupas. Comprei um vestido preto bem baratinho e que até hoje é um dos meus prediletos e virou farda!


Eu gosto de relembrar dessa viagem pois foi onde rolou uma das maiores coincidências da minha vida! Estava eu em uma rodoviária lá pelas bandas de San Rafael, indo de ônibus até Buenos Aires e numa das paradas consegui um sinal de wi-fi randômico, fui olhar o feed do meu Instagram e vi uma foto de uma amiga (Mara). Estudei com ela no mestrado e estava lá uma foto dela em Buenos Aires, pleníssima! Trocamos mensagens e pronto, fomos tomar cerveja e descobrimos que eu peguei um hostel que ficava a 1km de onde ela estava hospedada!


Era fim de viagem e sabe como é, né? Pouco dinheiro e cansaço! Nos encontramos para tomar chope na feira de San Telmo e minha alegria #coidipobi foi descobrir que o amendoim vinha de tira gosto e de graça! "De graça", ô coisa boa de ouvir, meu Deus! Incrementei a refeição com o sanduíche mais barato do cardápio e taí, meu almoço!


Colocamos os papos em dia, fiquei bêbada, batemos cabelo no meio da rua, visitei alguns antiquários e planejamos a viagem do outro dia: Delta e Tigre! Dá pra fazer um bate e volta tranquilo, pois Tigre é uma cidade que fica a aproximadamente 30km de Buenos Aires e a viagem de trem é bem linda!

DELTA E TIGRE DE TREM

A primeira dica é: chegar à Estação Retiro e para isso, recomendo do fundo do coração: não pegue táxi! Fui pra lá deixando um rim e lembrei o quanto táxi em Buenos Aires é cilada, caríssimo, só use em última opção! Meta o Uber pra cima, vá de busão ou a pé! Ao chegar lá, é só comprar o bilhete, tem um trem que vai direto e outro que vai por Mitre (foi esse que comprei). De lá se pega o trem de La Costa, é mais turístico e tal. É muito de boa e vocês podem olhar todos os horários de trem aqui.


A viagem é super tranquila e dá para curtir uma paisagem bem bacana pela janela! Comprei umas chipas (é tipo um pão de queijo), e fiquei lá curtindo o que via: zonas de indústria, trabalhadores almoçando de farda, bairros movimentados, depois um monte de mato. Muito bom!


Ao chegar em Maipú é só pagar 20 pesos e pegar o trem de La Costa. O mais bacana desse trecho é passar por várias estações de trem (mesmo que abandonadas) e a sensação de estar sendo transportada para outro tempo! 


Logo ao descer em Delta, eu e minhas amigas compramos um passeio "cerrado" (o que não dá a opção de descer do barco). Custou 100 pesos e foi ótimo! Na rota passamos pelo Museu de Arte de Tigre (não desce, só passa perto e dá pra ver do barco), o Museu Naval e uma parte que dava para ver as casas de verão (maravilhosas!) da região. Uma paz tão grande, queria uma casinha por lá também!


Para os fins de semana é um passeio ideal, além de entrar na listinha de coisas legais pra fazer na vida, ou seja: dar uma voltinha no rio Paraná, o segundo mais comprido da América do Sul e a principal fonte de recursos hídricos da Argentina. ;)


Não esperem ver águas cristalinas por lá, tá? A água é marrom mesmo e parece lama, mas não é sujo e inclusive tem muita gente se banhando. Nem achei o calor essas coisas todas mas se tivesse com roupa de banho e com tempo, não faria questão de me jogar também!


Lembrando que esse passeio que eu citei é apenas uma das opções, mas no site oficial de Buenos Aires tem uma lista com as rotas, que incluem o Passeio Victoria, passeios de Catamarã, visita a Cassino e ainda o Parque da Costa, que é um dos maiores parques de diversão do país! A montanha-russa dá pra ver de longe! Indico demais e super faria novamente! :)

Veja também

0 comments